quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A intolerância religiosa e a 19ª Semana da Nova Consciência


A 19ª Semana da Nova Consciência em Campina Grande (PB) foi uma experiência dual, mas positiva. O evento mostrou força numa conjuntura muito adversa!
Primeiro, os destaques da semana:

Merecem lembrança aqui as palestras e debates sobre a nova gastronomia (com Adriana Lucena, do Movimento Slow Food, RN) e sobre direitos humanos e religiões. Neste tema, aliás, as participações da United Religions Iniciative - URI e do Centro de Referência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa (CRDHDR) foram muito legais.

O Elianildo Nascimento, de Brasília, fez uma palestra importante sobre a nova política nacional para o setor. Percebi ali, aliás, que a área de Ciências das Religiões ainda não se engajou neste debate.

Já para o nosso Imaginário durandiano, tive a grata satisfação de reencontrar o colega Ricardo Mário Gonçalves, monge budista do Higashi Hoganji Temple, profesor da USP e referência na área. Pude informá-lo da inserção do Imaginário, por nossa influência, nos cursos de Ciências das Religiões na Paraíba. Ele sabe da nossa atuação aqui desde a fundação de tais estudos no Estado em 1992 por mim com as presenças então de Jacques Pierre (do Canadá) e de Danielle Pitta.

O outro lado da moeda foi a verdadeira guerra religiosa promovida por alguns setores cristãos exacerbados contra o tradicional evento da Nova Consciência. Presenciei, por exemplo, ao lado de Dom José Maria Pires, da sacada do Sesc, a carreata desaforada que tais grupos - majoritariamente evangélicos - fizeram no domingo de manhã com muito barulho e palavras grosseiras....

A Inquisição passou, mas o cheiro da fumaça ficou no ar!


Para as temáticas que citei, sugiro que visitem os seguintes sites:
www.novaconsciencia.com.br
www.uri.org/americalatina
www.urialc.org
Um abraço!

3 comentários:

  1. Contribuição do Pesquisador Carlos André.

    Merece atenção sua crítica pertinente sobre a intolerância religiosa patrocinada por grupos "cristãos". Um alerta ao fundamentalismo religioso de alguns...

    ResponderExcluir
  2. Já participei várias vezes do "Encontro da Nova Consciência", inclusive dos cursos oferecidos. É um evento bastante enrriquecedor, abre nossas mentes, muda nossos conceitos, nos deixa mais tolerantes e menos ignorantes.
    Essa "guerra" não é a primeira vez que ocorre. A intolerância religiosa, infelizmente, está a cada ano pior; o que deveria ser diferente nos dias de hoje em que muitos só sabem criticar, "orar", ignorar e nada fazem para melhorar e ajudar ao próximo.
    Esse mundo tão pobre e carente de perspectivas boas e ainda assim muitos são capazes de passar esse tipo de atitude vergonhosa para seus filhos.
    É uma verdadeira alienção!
    Camila Agra

    ResponderExcluir
  3. "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.

    Em virtude da graça que me foi dada, recomendo a todos e a cada um: não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas um conceito razoavelmente modesto, de acordo com o grau de fé que Deus lhes distribuiu.

    ResponderExcluir