sexta-feira, 26 de março de 2010

A prostituição sagrada e as Grandes Deusas.


O tema prostituição sempre foi polêmico e provavelmente nunca deixará de sê-lo. A despeito de tudo isso, é possível abordá-lo como um fenômeno social. Aqui, por enquanto, nos preocuparemos em discutir a prostituição sagrada e falar um pouco das Grandes Deusas do "passado".

Primeiro é importante que se diga: a prostituição já foi considerada sagrada, segundo alguns historiadores. E o que surpreende nela, segundo Maffesoli, era sua “função agregativa”, ou seja, a capacidade de “juntar” o grupo, de promover a coesão. Além de fortalecer os laços das comunidades antigas, sob uma aura de misticismo (ou de um “orgiasmo sagrado”). Tudo em torno da crença nas Grandes Deusas.

Nesse sentido, o sexo e a espiritualidade comungariam em benefício de um projeto da comunidade.
Evidencia, ainda, o referido sociólogo francês uma função primordial da prostituição sagrada, tal seja: “ser tudo para todos”, dar-se ao conjunto integralmente (o que é característica fundamental de uma divindade e de suas representantes).

Mas, precisamos, antes de mais nada, encarar a polêmica sobre a existência ou não de uma Era matriarcal. Uma suposta época em que a mulher detinha (ou compartilhava) a hegemonia política e o poder religioso, sem nenhuma supremacia do homem.

Nessa sociedade idílica, defendem alguns autores, não haveria guerra nem violência sistemática. Nela, se festejava a vida em cultos silvestres (e agrários) para homenagear a deusa natureza e sua força criadora (a fonte da vida: como é o caso da Vênus do paleolítico). Notem que por sí só a mulher é símbolo da vida. É ela que gera e dá a luz. Por isso, sua associação com as divindades geradoras.


Claro que há uma idealização bem evidente nesse pensamento. Mas, assim são construídos os nossos mitos, inclusive os cristãos. (Estamos a usar o termo “mito” no sentido de verdades profundas, embelezadas com metáforas, poesias e simbolismos).

Pois bem. Segundo Rose Muraro, essas sociedades teriam florescido em várias regiões há pelo menos 30.000 a.C. A historiadora faz ainda referência à introdução de um novo modo de produção, o agrícola (em torno de 10.000 a.C) e o estabelecimento da cultura das cidades, tudo isso com estreita relação ao matriarcado.

Era o Tempo das Grandes Deusas, cujo declínio teria acontecido especialmente a partir de 4.000 a.C. Motivadas por invasões de povos guerreiros advindos dos estepes, os quais teriam “introduzido o machismo, a cultura da guerra e a sociedade patriarcal”.

É nesse declínio que se daria o surgimento das religiões abraâmicas (o judaísmo, o islamismo e o cristianismo). Ora, os textos bíblicos mais antigos datam em torno do século V ao I a.C. e em muitos deles há uma mensagem patriarcal bem forte e às vezes não tão amigável à mulher.

O Gênese é prova disso. Não é à toa que “a mulher aparece como duplamente culpada pela queda humana”, pelo menos segundo uma leitura mais tradicional. Além disso, no mito adâmico, a serpente aparece como símbolo do mal. Mas a serpente era símbolo de sabedoria e de regeneração para as Grandes Deusas. Talvez, por isso, a tentativa de trazê-lo para o "lado" do mal.

Quanto ao cristianismo, importante comentar que a Virgem Maria, talvez, não possa ser considerada como uma representação da Grande Deusa. Penso próximo à visão de Ana Maria Mendes. Para ela, enquanto a "Grande Deusa é quem propiciava vida e a morte, sendo a deusa da terra e das forças telúricas. A Virgem Maria é a Deusa dos Céus que sendo Virgem deu à luz o filho de Deus". Apesar de encontarmos algumas semelhanças entre a Virgem Maria, a Ísis Egípcia, Devaqui, entre outras, inclusive quanto ao nascimento virginal de seus filhos.

Mas não entraremos nessa controvérsia, importa-nos examinar, nesse momento, a vida nos Templos erguidos para adoração das Deusas. Eram nesse lugares sagrados nos quais as suas sacerdotisas ofereciam serviços sexuais (pagos). As taxas serviam como uma espécie de oferenda às deusas. Um tributo aos seus “favores sexuais” de conotação divina.

Na Suméria (Oriente Médio), por exemplo, as sacerdotisas da Deusa Inanna, mais tarde chamada de Ishtar, na Mesopotâmia, cultivavam o ritual da prostituição “como forma de ajudar aqueles que procuravam o templo para reencontrar-se, morrer para renascer e dar um novo sentido a vida”.

A própria Ishtar, “a benfazeja”, foi identificada como uma prostituta. E mais: sendo as prostitutas-sacerdotisas membros do templo, considerado centro religioso, político e econômico na Mesopotâmia, o status de prostituta era bastante elevado.

Não esqueçamos que no próprio código de Hamurabi, os direitos da prostituta sagrada eram protegidos. “Seus filhos não eram difamados e elas preservavam a reputação de mulher casada”.

Um dos primeiros poemas mais antigos que se tem notícia no mundo, o Épico de Gilgamesh (em torno de 2.000 a.C), fala da prostituição de uma forma sagrada, bem como exalta seu poder civilizador.

Poderíamos ir multiplicando os exemplos. Mas não podemos deixar, por último, de citar a tentativa da Igreja, no passado, de associar Maria Madalena a figura de uma prostituta (arrependida). E Lot que “oferece suas filhas “virgens” aos habitantes de Sodoma em troca de deixarem em paz os estrangeiros que acolheu em casa (Gênese 19,6)”.

Mas voltemos ao nosso percurso. Os homens buscavam os templos para melhorar as colheitas, os rebanhos, para chover mais (“a chuva fecundadora”). E até para receberem as bênçãos e a graça das deusas visando engravidar suas esposas.

Segundo a historiadora Nickie Roberts, essas mulheres foram consideradas a encarnação terrena da deusa. Eram o “elo vital entre a comunidade e a sua divindade, e isso elas fizeram como sacerdotisas xamânticas”. As Vênus, por exemplo, representam a fertilidade.

Não havia a famosa dualidade neoplatônica tão cara ao cristianismo, ou seja, não havia um distanciamento fundamental entre o espiritual e do sexual. Carne e espírito comungavam com certa harmonia, como parte da natureza. Por isso, tantos rituais de celebração a fertilidade nas mais diversas religiões e mitologias.

Marie Louise von Franz fala-nos das religiões pagãs, originárias dos germânicos e dos celtas, nas quais se cultuavam à Mãe Terra e a outras deusas da natureza. Em muitas dessas festas haveria a prática de orgias sexuais com uma aura de sacralidade. Os carnavais têm muito haver com essas celebrações. E as máscaras venezianas têm certa relação com a vontade de perde-se no todo, abandonando a individualidade.


Por isso, para alguns autores a prostituição sagrada era uma forma de atingir a espiritualidade através da carne. Nesse sentido, Débora F. Lerrer, em seu artigo Sexo Sagrado, nos afirma: “A prostituta sagrada encarnava a deusa, tornando-se responsável pela felicidade sexual”.

Do mesmo modo, os ritos secretos, ligados a tradições pagãs deixaram vestígios da existência de rituais sexuais, como Mistérios de Eleusis, dedicado à deusa Deméter, na Grécia. E ritos outros que se espalharam pela Europa. Todos com a característica de "transcender o indivíduo", como se "o prazer entrasse na esfera da vida cósmica".

Mais curioso ainda é que não só as sacerdotisas arrecadavam tributos para o templo. No culto à Deusa Milita, na Babilônia, por exemplo, pelo menos uma vez na vida todas as mulheres migravam à porta do templo e ofereciam serviços sexuais.

O dinheiro era, então, doado ao templo, como oferenda. Uma taxa dita como justa e devida à Deusa. Detalhe: nenhuma mulher poderia se negar a prestar o serviço.

Na Idade Média as francesas de Savóia, uma vez por ano, se reuniam para visitarem tabernas e se encontrarem com outros homens, com o consentimento dos respectivos maridos. A despeito da questão do pagamento, tal comportamento parece ser uma recorrência da época da prostituição sagrada e dos cultos da fertilidade.

Vejam que por trás do tema “prostituição sagrada” há uma boa discussão sobre sexualidade e religião. E mais: denota a força do patriarcalismo, embasada nos credos judaicos, cristãos e islâmicos, e seu controle sobre a sexualidade das mulheres.

Continuaremos...

Fontes; As prostitutas na história, Nickie Roberts; As prostitutas na Bíblia, Jonathan Kirsch; Feminino e masculino, Rose M. Muraro e Leonardo Boff; A sombra de Dioniso, Michel Maffesoli.
Outras fontes:
http://www.triplov.com/creatio/moreira.htm; http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=15836&topico=2667152

18 comentários:

  1. Muito legal!! Adorei!! E já votei!!!


    Beatriz Betcher

    ResponderExcluir
  2. Vi o seu blog, nota 10, maravilhoso, parabens, belissímo, tanto em imagens como em palavras.

    Joana Lopes (ApoioTur)

    ResponderExcluir
  3. Oi André!
    Adorei o texto novo do blog!!!Super interessante,tava super empolgada lendo mas tive que sair correndo antes de terminar pra acudir Valentina em suas peripecias...volto pra terminar assim que der!!!

    Kécia, Itália

    ResponderExcluir
  4. OLÁ ANDRÉ, GOSTEI DO TEXTO E VOTEI, AGORA ESTOU ESPERANDO O PRÓXIMO. JÁ VI QUE BOB MARLEY TÁ NA ÁREA.KKK COM CERTEZA MAIS UM QUE VAI SER SUCESSO.


    Andrea Bronzeado Cahino

    ResponderExcluir
  5. Olá, André

    Visitei seu blog. Gostei. Fotos bonitas e bons textos.

    Obrigada,

    Denise

    ResponderExcluir
  6. Como sempre você nos inundando com conhecimentos, esse foi mais um dos seus textos que se começa a ler e não se consegue parar, fiquei entusiasmada, parabéns!

    Chiara

    ResponderExcluir
  7. Andre amigo, voce arazouu, com este blog, parabéns, preciso de algumas fotos para postar em minha tese, preciso falar com voce, Xero grande!!
    Amiga do PPGCR. Benedita A. F.

    ResponderExcluir
  8. No texto “A Prostituição Sagrada e as Grandes Deusas”, a única coisa que realmente ficou clara, na minha opinião, é que as mulheres não passavam de objeto de prazer para os homens, inclusive como acontece até hoje. A grande diferença é que naquela época elas eram levadas a pensar que a venda do seu corpo iria servir para alguma coisa útil e divina, pois não tinham o discernimento e conhecimento da vida como hoje.
    Nos tempos “modernos”, nos deparamos com a mesma situação, a mulher continua vendendo seu corpo, mas faz isso conscientemente, para garantir um futuro tranqüilo, e nesse sentido me atrevo a dar exemplos; é só pensar nas mulheres que se casam e se separam diariamente com jogadores de futebol, empresários, etc., que participam de programas onde sua integridade física e moral serão devassadas, tudo em nome de uma causa nobre: “o dinheiro”. Os pecados são os mesmos, a forma de pecar é que se modernizou.
    Mesmo com toda a capacidade e inteligência, a mulher na sua grande maioria ainda joga tudo para o alto só pra viver um grande amor, e quando se dá conta está lavando, passando, cozinhando, cuidando dos filhos e por achar pouco, trabalhando fora pra ajudar a sustentar a casa. Tudo isso para ter com exclusividade um homem na sua cama, o que quase sempre dá errado.
    Concordo que a mulher de hoje é muito batalhadora e esta conseguindo mudar a história, não restam dúvidas, mas enquanto o sexo for visto como prioridade mundial, tanto para a mulher quanto para o homem, nós estaremos muito longe da perfeição e da felicidade tão almejadas.
    O amor (sentimento) é a prioridade, o sexo apenas a conseqüência

    ResponderExcluir
  9. Nunca li tanta mentira num lugar só.
    Isso é a sua opinião pessoal baseada em estórias indianas e egípicias.

    ResponderExcluir
  10. Quanto ao comentário do Blog Verdade dos Tempos, respeito sua opinião, mas devo-lhe informar que nosso blog trabalha com base em pesquisas bibliográficas a partir de fontes sérias e consagradas (se você tivesse lido o final do texto até o final, perceberia as fontes usadas como referência).

    Nossa preocupação em respaldar o texto com autores que já sofreram críticas e que são usados em pesquisas científicas (CAPES e CNPQ) é uma forma de cultuar a responsabilidade de publicar com respeito aos leitores O que não significa que não existam outros autores e fontes discordantes. No mais, se possível, questione as afirmações usando o expediente científico, ou seja, com base em fontes e autores de credibilidade. E daremos, então, início a uma conversa que pode gerar bons frutos....

    ResponderExcluir
  11. Li o texto e gostaria se v/me autorizam a publicar este texto no meu blog . . .

    http://depositoteologico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Quanto à solicitação de Altair, esteja à vontade para publicar o texto,

    ResponderExcluir
  13. Só isto: é com grande prazer que passo a seguir o seu blog! Verdadeiramente fantástico!

    ResponderExcluir
  14. gostei do post, mas preciso fazer um comentário: já foi comprovado por centenas de historiadores que as religiões matriarcais de fato existiram, e foram as primeiras do mundo, não é uma "suposição". Alguém postou que a mulher era iludida, levada a creditar que tinha que se vender aos homens, e nada é mais longe da verdade- recomendo livros como The Woman´s Encyclopedia of Myths and Secrets de Barbara Walker e When God Was a Woman de Merlin Stone para quem quer se sprofundar no assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, suas observações foram perfeitas. Eu sou sociólogo e estudo muito a questão. Parabéns! Eu também gostei do post, especialmente, porque trás à baila questões pouco abordadas pela mídia. Poucas vezes se ouve falar em sociedades matriarcais.

      Excluir
  15. Estimadicimo lei seu blook ...destrui o ego e levanta o spiritud e aviva a alma
    atraves dos olhos,eis um paraiso virtual da melhor categoria Atte..JEMS

    ResponderExcluir
  16. Interessante gostei do artigo esta bem escrito e com ótimas ilustrações.

    ResponderExcluir
  17. Tanto assunto para se falar e a pessoa perde o tempo falando de prostituição.
    Uma grande maioria dos seres humanos realmente nascem com a genitália na cabeça.

    ResponderExcluir