quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Moral Sexual e Igreja Católica

(Continuação do texto anterior).

Cores, indefinição, emoção, relativismo, subjetivismo: ícones da pós-modernidade.

Começamos no texto anterior a discutir a revalorização da emoção na pós-modernidade (alerta: quando falamos emoção, estamos discutindo também a valorização conferida aos valores em torno do imaginário e do simbólico). 

O endeusamento do presente, a emoção do instante: aspectos simbólicos da vida pós-moderna.

Passemos agora a encarar o tema sob a ótica da moral sexual e da religião.

 
Pois bem. Nesse aspecto, de cara se vê uma intensa disputa se firmando: por um lado, uma tendência ao relativismo (para quem as  verdades variam em cada época, lugar, cultura), por outro, um pensamento o qual vê a moral sexual a partir de conceitos universais (verdades intocáveis e atemporais).

Essa última, uma postura cultivada por alguns segmentos mais conservadores da sociedade e pelas religiões institucionais (como a Igreja Católica).

A Igreja Católica fundamenta, por exemplo, muito de sua moral sexual a partir dos mitos presentes no Gênesis,  ou seja, segundo relatos concernentes ao "casal primevo", Adão e Eva.
Adão e Eva
Sem querer polemizar esse ponto (por enquanto). Tratemos de lançar um olhar sobre a “agitação moral” que alimenta esse cenário. Detalhe: uma agitação que faz emergir,  muitas vezes, valores considerados "chocantes" (o atual big brother e as novelas expressam bem isso!).  



Pensemos, também, nos inúmeros "eventos de massa" ou "ajuntamentos sociais" (ex. Raves, shows de rock etc) . Pois, nesses, a aproximação entre as pessoas (os grupos, as tribos, torcidas etc.) se realiza muito mais a partir de afetividades, emoções e desejos. Sem haver uma preocupação maior com os fins ideológicos ou racionalmente determinados (ex. os sistemas morais impostos).

Isso tudo, tende, óbvio, a refletir na sexualidade (hoje difusa e multifacetada), nos costumes e comportamentos.

Shows, Raves, Eventos esportivos: uma ebulição de sentimentos.
Por isso, toda uma dificuldade criada para a Igreja, no sentido de desenvolver um diálogo, uma adaptação dos seus códigos e ensinamentos mais ortodoxos a esse panorama. 

A quebra de conceitos às vezes pode parecer chocante, mas é real, por isso, deve ser encarada como um dado social a ser compreendido muito mais do que julgado (penso eu).

Por outro enfoque, teríamos ainda de levar em consideração a existência de uma agitação religiosa: as missas-shows (e cultos-show) estão também lotados, energizados e meio irracionalizados (os eventos carismáticos são bons exemplos disso).

No fundo, Dionísio (deus da emoção) emerge de um "sono antigo" e faz-se símbolo da contemporaneidade. O que não significa um retorno do irracionalismo.


Entretanto é importante enfatizarmos: ele carrega em si uma forte conotação hedonista, corporal e sensível.


Não é a toa que Lady Gaga expressa tão bem esse momento cultural.


É ai é onde reside o ponto maior de conflito com a Igreja.

Falemos, especificamente, da Igreja católica. Uma instituição que vive sob a égide de um discurso moral enrijecido, em especial nos últimos decênios, pela atuação conservadora dos papados de João Paulo II e Bento XVI, os dois apegados ao universalismo dos conceitos morais, de uma forma sectária e intransigente.

Nesse sentido, é possível listar as encíclicas papais: Evangelium vitae (Paulus II,1995), Veritatis splendor (Paulus II,1993), e Deus Caritas est (Benedictus XVI, 2005).


Notem: essas encíclicas exprimem, muitas vezes, uma razão autoritária que tem como base uma moral do dever-ser.

E mais: a essência do judeu-cristianismo almeja um Paraíso, uma "sociedade perfeita" (leia-se com uma ordem moral "impecável"). Santo Agostinho falava em "Cidade de Deus", ou seja, uma contenção do prazer momentâneo para se auferir benefícios futuros.

Um e outro (aspectos) compondo uma estrutura (sistema moral) pouco valorizada nos dias atuais, pelo menos em ambientes mais laicos (sem tanta força das religiões majoritárias)

Nos ambientes mais religiosos, de uma modo distinto, o ser (como indivíduo) educa-se (religiosamente) para enfrentar as tentações do grupo (do outro), e rechaçá-las. Há muitos ensinamentos e textos que ensinam o católico a se conter, a se afastar dos “desejos pecaminosos” (segundo sua doutrina).

E tudo, repisemos, em nome de um projeto divino de futuro, o qual a tradição judaico-cristã teria privilegiado como sendo o "ideal de superioridade".

Além disso, no mundo de hoje, há uma busca pelo ser-em-conjunto (a tendência a se juntar em grupos, em tribos) que pressupõe a "perda do indivíduo no sujeito coletivo", na partilha de afetos.

E nesses, é possível perceber-se: não é comum se fazer apostas para o futuro, vive-se o presente como se eterno fosse o instante.

Nesse contexto, forma-se um contraste inevitável entre um mundo hedonista (de culto ao prazer) e a mensagem dos movimentos religiosos.

É importante percebermos, ainda, no centro desse discurso religioso, que se reverbera com força entre as seitas neopentecostais (incluindo-se os carismáticos), uma tentativa de retorno a um passado permeado por uma moral austera e intransigente com o prazer.

  

Há quem pense (de forma mais radical) como Jurandir Xavier que, em meio a esse "universo de mestiçagem", o fanatismo religioso apresenta-se como último grito de desespero de um desejo de pureza que se tornou impossível e imoral.


Todavia, não podemos generalizar o pensamento católico, no tocante à moral sexual. Inúmeras vozes destoantes se fazem ecoar, desde partidários da teologia da libertação à teologia feminista, e de outras correntes mais progressistas.



Nessa linha, e sem a intenção de se alongar em demasia, poder-se-iam citar: Leonardo Boff, Ivone Gebara, Johson, Uta Ranke, Jean Delumeau e D. José Maria Pires.

Este último, inclusive, já alertava para uma concepção purista sobre a experiência da sexualidade construída pelo Cristianismo, dizia D. José: "(...) No cruzamento do platonismo com a rígida moral judaica criou-se uma experiência do corpo e do sexo dicotomizada, (...). (...). Ao corpo é negado o “status” de espaço, de epifania, de manifestação do sagrado".


Polêmicas a parte, é possível concluirmos: a “re-elaboração” de conceitos em torno da moral sexual, na pós-modernidade, vive e viverá conflitos intermitentes.

De um lado, uma “sociedade” vibrante na qual a liberdade sexual e o prazer momentâneo (inclusive estético) são seus estandartes inconfundíveis.
Dionísio

Em outro extremo, o discurso religioso dos movimentos neopentencostais (incluindo-se os carismáticos) tentando resgatar (ou reconstruir) uma moral sexual mais próxima de sua visão de mundo.

Uma coisa parece evidente: os tempos de hoje parecem assistir a coroação de Dionísio (da emoção, do imaginário e do simbólico), e em seu séquito, Eros (o amor carnal) é figura exuberante.


Apolo (a razão), por outro lado, ainda com prestígio na Corte, fica indignado com a força do caos, do sensível. A própria barbárie em ação (ex. a fúria consumista nas grandes lojas e os grandes eventos esportistas) 

Mas não esqueçamos (citando Maffesoli): "(...) em muitos períodos, foi exatamente a barbárie que regenerou uma porção das civilizações moribundas." 



Referências: Leonardo Boff, Ivone Gebara, Uta Ranke, Jean Delumeau, D. José Maria Pires, Michel Maffesoli.

2 comentários:

  1. ja estou te seguindo....te espero me seguindo tambem...
    www.naturabrasilpurobenessere.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! este ficou ótimo!
    Prof Ana Paula

    ResponderExcluir